As empresas, hoje, operam em um ambiente de negócios altamente competitivo, onde decisões mínimas podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma das ferramentas mais poderosas à disposição dos líderes empresariais neste cenário é a análise de dados e informações.
Mas, no contato com a indústria, notamos que uma das maiores dificuldades do setor era ter informações, sem filtros, sobre o consumidor final, indicando hábitos de consumo e preferências – como periodicidade de compra, gostos por cores e texturas, tipos de pisos, design de metais sanitários etc.
O Relatório Febramat, oferecido com exclusividade para as nossas indústrias associadas, veio justamente para sanar essa necessidade. No material é possível encontrar todas as informações necessárias para análise do mercado atual e, também, para a antecipação de tendências.
A base de informações já armazenadas pela Febramat permite levantar o volume de vendas dos mais diversos itens nos últimos 10 anos, de parafusos a pisos e revestimentos, em todas as redes que compõem a Federação. Essas informações chegam ao nosso sistema praticamente em tempo real: o consumidor faz a compra na loja e, em cerca de 15 minutos, nossa base é atualizada!
Assim, além de produzirmos informação sobre a performance atual dos nossos parceiros e sugerir ações para incrementá-las, oferecemos uma perspectiva histórica das preferências e perfil de compra do segmento de pequenas e médias lojas de MatCon por um período muito interessante de tempo.
Benefícios do Relatório Febramat:
● Amplitude nacional: nossas informações sobre o consumidor final são coletadas em 21 estados do Brasil, com ampla representatividade nacional. Os dados refletem, com elevado grau de acuracidade a realidade, o que as indústrias que operam no segmento de MatCon encontram no dia a dia de suas respectivas operações;
● Aderência à realidade: o principal diferencial do relatório produzido pela Febramat é o elevado grau de aderência à real condição do mercado. Nos orgulhamos de ter a melhor base de dados sobre pequenas e médias lojas de MatCon do Brasil;
● Segmentação por regiões e períodos: é possível ter informação de mercado agregada ou separada por CNPJ, redes, estados e regiões.
Além disso, há como saber a periodicidade de compra e prazo médio ofertado pelo mercado para cada item, entre outras informações;
● Previsibilidade: com os dados levantados, há como traçar um índice indireto que mede a variação no consumo de material básico (areia, tijolo/bloco e brita) mês a mês. Comparando esses dados com os do ano anterior, há como prever acréscimo ou decréscimo na venda de acabamentos (pisos, tintas, metais, forros e etc) em períodos de 3 a 6 meses após a apuração do relatório, indicando, inclusive, o consumo futuro.
● Flexibilidade de prazos: a pedido das indústrias, produzimos o relatório a cada 3 meses, justamente para coincidir com os fechamentos trimestrais das equipes de vendas. Mas é possível fazer com periodicidades específicas para as necessidades dos sócios;
● Múltiplas possibilidades de uso e aplicações: as informações são apresentadas em planilhas, para que as equipes de dados das indústrias possam trabalhar nelas da melhor forma;
● Análise da equipe Febramat: caso a indústria tenha dificuldades em trabalhar as informações repassadas, realizamos reuniões para apresentação da nossa análise e sugerimos ações para maximizar a performance das indústrias junto às redes associadas.
Seja uma indústria associada agora mesmo! Esse é um importante benefício para as áreas de Planejamento de Mercado e Comercial de qualquer empresa. Além disso, com os dados do Relatório Febramat, adicionamos muito valor para os responsáveis pelo planejamento da companhia, que certamente é baseado em tendências de mercado.