A Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE) realizou, na noite de 14 de dezembro, no teatro do RioMar Fortaleza, a 6a edição do Prêmio Acomac Ceará – Destaques do Ano. A honraria é entregue anualmente e reconhece personalidades e empresas que se destacaram no varejo, atacado e indústria de material de construção no Estado em diversas categorias, bem como instituições com bons serviços prestados ao setor.
Os homenageados deste ano foram: Antônio José de Freitas Mello, sócio-fundador do Grupo Normatel (na categoria Homenageado do Setor); a empresária Ana Lúcia Bastos Mota, presidente da Cerbras (Personalidade Cearense); e o Banco do Nordeste (Destaque do Ano). A cerimônia contou, ainda, com a entrega de uma comenda para duas indústrias que se destacaram em 2021. As escolhidas foram a Cerbras, representada pela diretora Mariana Mota, e o Grupo Iquine, representado pelo CEO Eduardo Moretti.
Lavanery Campos, presidente da Acomac-CE, em seu discurso, agradeceu a resença de todos e parabenizou os homenageados pelo reconhecimento e trabalho realizado. “É um prazer fazer parte desse momento tão importante para o setor do material de construção”, enfatizou.
O idealizador da premiação e vice-presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Carlito Lira, frisou a importância da liderança feminina e agradeceu Ana Lúcia Bastos Mota. “Muito obrigado dona Ana por ser essa pessoa maravilhosa, ser a personalidade do ano de 2021. E quando vamos nos reportar ao nosso homenageado do setor, aí ficamos de queixo caído por ser esse empresário, líder e pessoa maravilhosa. Antônio José de Freitas Mello é uma grande referência nacional”, observou.
Em seu discurso, Ana Lúcia, lembrou que já recebeu várias homenagens, mas que essa a tocou profundamente. “Sem as lojas de material de construção, nós não existiríamos. Vocês são o elo entre a indústria e o cliente final e, por isso, sempre dei muita importância a todos, dos grandes aos pequenos comércios. Eu tenho muito orgulho do trabalho dos nossos diretores, gestores e todos que fazem parte da nossa equipe. Quero agradecer a presença de todos aqui presentes”, destacou.
Outro homenageado, Mello, do Grupo Normatel, agradeceu aos representantes, aos industriais presentes e a quem faz o setor de material de construção. “Agradeço a Anamaco pelo reconhecimento. É um prazer enorme receber essa ‘medalhona’ do nosso presidente que veio de tão longe participar do nosso evento”, destacou.
Tiago Nogueira, diretor do Banco do Nordeste, por sua vez, lembrou que o setor de comércio de material de construção é de extrema importância para a geração de emprego e renda, principalmente nesse momento pelo qual a economia está passando. “Essa geração de emprego e renda tem relação direta com a missão do Banco do Nordeste de desenvolvimento da região. O Banco continua sendo um grande parceiro do setor e nossas agências continuam à disposição para ajudar aos empresários do ramo”, garantiu.
A solenidade também homenageou outras empresas do setor pelo profissionalismo e competência no trabalho exercido. Elas fizeram parte do Prêmio e conquistaram o primeiro lugar em categorias específicas, são elas: Normatel (Home Center), ConstruTop (Loja Grande Fortaleza), Casa do Eletricista – Juazeiro do Norte (Loja Região Sul), Construpiso -Tianguá – Sobral (Loja Região Norte), Jaguar Tintas (Tinteiro), Carmehil (Elétrico/ Hidráulico), Madeireira Geovane (Madeireira), Comercial Aço Fortaleza (Aço/ Ferro), Apiguana (Máquinas e Equipamentos), Alconort (Alumínio), Comercial Maia (Atacado) e Átila Mendes (Representação Comercial).

Relatório Febramat oferece informações essenciais para as estratégias das indústrias de MatCon
As empresas, hoje, operam em um ambiente de negócios altamente competitivo, onde decisões mínimas podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma das ferramentas mais poderosas à disposição dos líderes empresariais neste cenário é a análise de dados e...